USO DA FORÇA

Dentre as discussões suscitadas em relação ao direito de protesto a partir de 2013, o uso da força policial figura como um de seus pontos centrais.

Isso se deve principalmente ao fato de que se tornou comum o uso indiscriminado e abusivo da força contra as manifestações pacíficas, com o objetivo de dispersá-las, causando diversos ferimentos graves. Neste sentido, nos últimos anos, manifestantes, bem como jornalistas, chegaram a perder a visão em decorrência de balas de borracha e estilhaços de bomba.

Cego por bala de borracha da PM, Sérgio Silva ainda espera justiça

Há 3 anos, Sérgio Silva espera a primeira audiência da ação que moveu contra o Estado por ter perdido o olho esquerdo durante manifestação contra o aumento da tarifa

Bala de borracha da PM cega criança de 12 anos durante repressão ao baile de Favela da Marcone

Douglas Santana, de 12 anos, sonhava em virar PM. A família denuncia assédio.

Estudante atingida em protesto contra governo Temer perde visão do olho esquerdo

Jovem foi atingida por estilhaços de bomba de efeito moral da PM. Vídeos mostram manifestantes feridos sendo carregados

Inúmeros outros sofreram tipos diversos de lesão, o que gera uma sensação generalizada de medo quanto à presença das forças policiais em determinados protestos. Nos anos de 2014 e 2015, ainda, observou-se uma sofisticação dos armamentos utilizados pela polícia, assim como das táticas de uso da força empregadas. Uma análise mais aprofundada sobre o tema pode ser encontrada no relatório da ARTIGO 19 As ruas sob ataque – Protestos 2014-2015. Dessa forma, diante de um cenário de evidentes violações e excessos, é importante atentar para os projetos de lei que visam regular esta face da atividade policial, para que ela seja operacionalizada de acordo com padrões claros e transparentes e com respeito a parâmetros internacionais de direitos humanos.

(Foto: Gabriel Soares/Guerrilha GRR)

MANIFESTAÇÕES DA ARTIGO 19 SOBRE O TEMA

O uso da força policial em manifestações

A ARTIGO 19 protocolou junto à 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo um amicus curiae (espécie de parecer jurídico) solicitando o julgamento da ação civil pública proposta pela Defensoria Pública do Estado em abril de 2014 que pede que a Polícia Militar apresente um protocolo do uso da força para garantir proteção ao direito de manifestação em protestos de rua.

ARTIGO 19 repudia fim de restrição do uso de armas menos letais em protestos

A ARTIGO 19 repudiou a decisão tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o desembargador Paulo Dimas Mascaretti, que suspendeu a restrição ao uso de balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral pela Polícia Militar (PM) em manifestações de rua em cidades do Estado.

PROJETOS DE LEI RELATIVOS A USO DA FORÇA