TERRORISMO

Uma das consequências da ampla repercussão dos protestos de 2013 foi a proliferação de projetos de lei restringindo o direito de protesto em vários aspectos. Um deles foi a comum associação entre atos em manifestações com a noção de terrorismo.

Dessa forma, desde este ano foram identificados mais de 20 projetos de lei (leia sobre cada um abaixo) que, seja por redação excessivamente ampla, seja pela inclusão expressa de atos ”políticos e ideológicos” em sua motivação, permitem a criminalização de movimentos sociais e manifestações, em geral. Dentre estes muitos projetos, um foi aprovado em março de 2016 e tornou-se a Lei 13260/2016 (”Lei Antiterrorismo”). O processo legislativo que levou à aprovação evidencia seu caráter criminalizador – o projeto chegou a contar com ”questões políticas e ideológicas” e ”extremismo político” como motivação para o crime de terrorismo, bem como a criminalizar a ”apologia” ao terrorismo, sem sequer definir esta conduta. Após a pressão exercida pela sociedade civil, tais trechos foram retirados, mas a lei ainda possui descrições excessivamente amplas e preocupantes para movimentos sociais e manifestantes, ainda mais considerando-se suas sanções gravíssimas. Além disso, após a aprovação já surgiram novos projetos que buscam reinserir dispositivos criminalizadores na nova lei.

(Foto: Rafael Bonifácio/Guerrilha GRR)

21 PROJETOS DE LEI QUE TIPIFICAM O CRIME DE TERRORISMO

MANIFESTAÇÕES DA ARTIGO 19 SOBRE O TEMA:

Nota de repúdio aos PLs que querem agravar a Lei Antiterrorismo

Manifesto de repúdio a dois Projetos de Lei (PL), em trâmite no Congresso Nacional, que buscam reinserir dispositivos que haviam sido suprimidos no decorrer do processo legislativo que aprovou a Lei Antiterrorismo.

Nota sobre a manutenção dos vetos no PL antiterrorismo

A ARTIGO 19, a Conectas e, o Instituto de Defensores de Direitos Humanos – DDH e a Justiça Global vêm a público manifestar o seu apoio à manutenção dos vetos presidenciais à lei 13.260/16, que instituiu o crime de “terrorismo” e delitos colaterais.

Nota oficial sobre a sanção do PL Antiterrorismo

Organizações criticam criação do crime de terrorismo, que ameaça movimentos sociais e manifestantes

Carta aberta contra o PL “antiterrorismo”

As entidades, organizações e movimentos signatários desta carta vêm a público reivindicar ao Senado Federal a rejeição do projeto de lei (PLC 101/2015) que objetiva criar o crime de terrorismo, assim como do texto substitutivo introduzido pelo relatório do Senador Aloysio Nunes, a fim de evitar enorme retrocesso político-criminal e grave ameaça às liberdades democráticas.

“Combate ao terrorismo” ou ataque a liberdades?

Alvo de severas críticas de organizações que defendem a liberdade de expressão, o projeto de lei (PL) 2016/2015, que tipifica o crime de terrorismo, voltou à pauta da Câmara dos Deputados no início de agosto de 2015.

PDFs

PROJETOS DE LEI RELATIVOS A TERRORISMO